Facebook
18/01/2017 - 18h14m

E EM MAIS TRÊS CIDADES

ARAGUATINS: Jeito de Mulher inicia aulas práticas

Com informações de Adriana Grigolo / Fotos: Carlessandro Souza

Márcia Quintino Elias aprovou o curso e já pretende fazer outras qualificações na área de mecânica (Foto: Carlessandro Souza)

“O preconceito só pode ser quebrado quando mais mulheres perceberem que são capazes de fazer o que quiserem independentemente do que for. Não são só os homens que têm poder de fazer esse curso. Também temos. Nós somos capazes igual a eles. O que quero é conquistar o mercado de trabalho”, disse, Márcia Quintino Elias, 21 anos, que resolveu tentar oportunidades em outra área e está fazendo o curso de Mecânica de Manutenção de Motocicletas ofertado pelo Projeto Jeito de Mulher, em Palmas. As aulas do Projeto retornaram esta semana em Araguatins, Araguaína, Dianópolis e Palmas.

Para o instrutor do curso, José Antônio Wolfe, as mulheres poderão conquistar mercado de trabalho (Foto: Carlessandro Souza)

O mecânico de Motocicletas e instrutor do curso, José Antônio Wolfe, já percebeu nas alunas características que podem fazer a diferença durante o trabalho na oficina. “Geralmente, as mulheres são mais cuidadosas com as ferramentas e com o manuseio das peças, e o cliente repara nisso”, destacou. Ele comentou ainda que as alunas são muito dedicadas ao curso. “Aqui na oficina elas estão aprendendo a montar e desmontar uma moto”, completou.

Kinara Monteiro Oliveira acredita que não existe mais função exclusiva para homens ou para mulheres (Foto: Carlessandro Souza)

Outra interessada nesta área dominada por homens é Kinara Monteiro Oliveira, 40 anos, mãe de cinco filhos. Ela contou que estava procurando emprego quando ficou sabendo dos cursos do Projeto, então, decidiu se inscrever. “É um ramo diferente. É preciso ter coragem, dedicação e superar a expectativa das pessoas sobre o que somos capazes. Não existe mais função exclusiva para homens ou para mulheres. A mulher moderna sabe que pode chegar onde ela quiser, basta acreditar”, concluiu.

Outras cidades

As aulas tiveram início no final de 2016 em Araguatins e nas cidades de Araguaína, Dianópolis e Palmas. Após o recesso de final de ano, as aulas dos cursos de Mecânica de Manutenção de Motocicletas, Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais, Pedreiro e Produção de Derivados de Leite já deram início nas aulas práticas.

Jeito de Mulher

O objetivo do projeto é qualificar mulheres em profissões como: eletricista, torneiro mecânico, pedreiro e instalador predial. "Queremos que a mão de obra feminina seja reconhecida e romper com velhos preconceitos, como a de que trabalho feminino tem que ser leve”, disse a secretária da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral.

Além das aulas, as alunas recebem kit com material didático, vale transporte, lanche e equipamentos de proteção individual necessário para as aulas práticas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS