Facebook
19/07/2017 - 17h36m

BAIXA UMIDADE

Araguatins entra em alerta amarelo do Inmet

As temperaturas mais altas estão em cidades como Araguatins e Xambioá

O Tocantins entrou novamente em alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para baixa umidade relativa do ar. O aviso significa que os índices de umidade no estado devem ficar entre 30% e 20%, menos da metade do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de 60%. O aviso, que começou na região sul do estado, vale para todas as regiões. As temperaturas máximas variam entre entre 32ºC e 35ºC, sendo que as mais altas está, em cidades como Araguatins e Xambioá. Palmas fica com 33ºC de máxima.

Na escala da Defesa Civil Estadual, o estado ainda é de 'atenção'. O estado de alerta só é declarado quando a umidade fica entre 20% e 12%. Abaixo disso, já é considerado estado de emergência. A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.

Estados vizinhos, como o Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Pará, também têm áreas afetadas pela secura. Já na metade sul do Brasil, o alerta é para quedas bruscas de temperatura em função da massa de ar polar que chega hoje ao país.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS