Facebook
17/10/2017 - 09h28m

FABIC

ARAGUATINS: Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis visitam a Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente

Sob orientação do Prof.º Me. Alírio Sérgio Mareco Batista da disciplina de Relações Étnicas Raciais e Culturais Afro-Brasileira e Indígena, em parceria com o Prof. Esp. Antônio dos Santos Sousa da disciplina de Informática Aplicada, levaram os alunos do 2º Período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) para uma visita na Comunidade Quilombola da Ilha de São Vicente na cidade de Araguatins.

Os acadêmicos foram recebidos pela secretária da comunidade, a Quilombola, Fátima Barros, aonde os mesmo puderam conhecer um pouco da história dos remanescentes quilombolas conheceram o patriarca a comunidade o Sr. Salvador Barros de 81 anos de idade, os alunos também tiveram o privilégio de participar do cotidiano das famílias, entender um pouco da realidade da comunidade.

A visita à comunidade quilombola faz parte do Projeto: Somos Diferentes? Em quê? Que é de responsabilidade do Profº. Me. Alírio Sérgio e corresponsabilidade do Prof.º Esp. Antônio dos Santos e tem como objetivo reconhecer o conceito de tecnologia, seus múltiplos significados, relacionando-os à experiência cotidiana da comunidade, bem como perceber que não existem diferenças entre as pessoas, independentemente da cor da sua pele.

De acordo com o professor Alírio Sérgio: “A visita pretende entender a influência da tecnologia dentro da comunidade, envolvendo o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento, bem como entender como vivem as comunidades remanescentes dos quilombos (Comunidades Quilombolas). A partir daí, é possível problematizar o conceito, levantando múltiplas dimensões e significados da questão racial.” Já o professor Antônio enfatizou: “Consideramos importante interpretar os significados da visita e as leituras prévias dos acadêmicos, confrontando-as, estabelecendo um rico e produtivo diálogo entre ambas para promover o redimensionamento do senso comum e a construção do conceito de mundo atual e tecnologia dentro da comunidade.”

O professor Alírio Sérgio menciona a importância de levar os alunos para conhecerem a realidade daquela comunidade e agradece o apoio que sempre teve das coordenações (na ocasião a coordenadora do curso de Ciências Contábeis Danielle Milhomen), da direção geral, da direção acadêmica e financeira da FABIC, pois sempre o incentivaram na realização desse projeto.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS