Facebook
28/04/2017 - 16h01m

UNITINS

ARAGUATINS: Acadêmicos de Pedagogia realizam projeto de leitura em escolas públicas

Acadêmicas de Pedagogia trabalhando a leitura com alunos de escolas públicas (Foto: Divulgação/Ascom Unitins)

Acadêmicos do 6º período do curso de Pedagogia, do Câmpus de Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizam projeto de leitura em escolas públicas. O projeto oferece um contato com o mundo dos livros de forma lúdica despertando nos alunos o gosto pela a leitura por meio de jogos que os jovens gostam.

Acadêmicas de Pedagogia que desenvolveram o projeto de leitura na Escola Municipal professora Nair Duarte (Foto: Divulgação/Ascom Unitins)

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Nair Duarte junto aos alunos do 3º. A atividade foi ministra pelas acadêmicas Jaciara Gomes, Maria de Fátima A. dos Santos e Edvani C. da Silva. Foram trabalhados com os alunos jogos interativos, como caça-palavras, roleta magnética, argolas, pião silábico e leitura na biblioteca. Professores, acadêmicos e alunos ficaram satisfeitos com os resultados.

A professora Maria Sônia Martins de Souza faz uma avaliação altamente positiva da atividade. Ela revela que quando as acadêmicas a procuraram para fazer esta atividade, ficou bastante satisfeita e buscou neste momento sugerir que o foco das atividades fosse os alunos do 3º ano do ensino fundamental desta escola, por apresentarem certa dificuldade com o desenvolvimento da leitura. “Estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo” defende a educadora.

Para a Assessora Pedagógica da Unitins Vera Lúcia de Andrade, a leitura é hoje um dos maiores desafios dos professores em sala de aula, visto que muitos alunos passam de ano sem dominar este campo do saber. “Esse projeto fez-se necessário devido às grandes dificuldades que a atual professora do 3°ano vem enfrentando, sendo que mais 70% da turma têm dificuldades de leitura, e essa realidade dificulta as realizações das atividades solicitadas pela grade curricular”, explica a assessora.

Projeto de leitura oferece contado com os livros por meio de jogos lúdicos que as crianças adoram (Foto: Divulgação/Ascom Unitins)

Quando o ensino é estimulado de forma criativa, possibilita a descoberta do prazer de ler, pensando nesse contexto o projeto de leitura será realizado de forma lúdica, por meio de jogos interativos, despertando nos alunos o gosto pela a leitura.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS