Facebook
18/06/2018 - 16h30m

PROGRAMA OPERACIONAL PADRÃO

ARAGUATINS: 9º BPM dá início curso do POP para a 3ª turma com 25 alunos

Ascom/9º BPM

A equipe de policiais militares instrutores/multiplicadores, responsáveis pela ministração do Curso do Procedimento Operacional Padrão (POP) no quartel do 9º BPM em Araguatins, receberam na manhã desta segunda-feira, 18, 25 alunos das 3 Companhias Operacionais da Unidade para a realização do curso para a 3ª turma.

Os militares foram recepcionados pelo comandante do Batalhão, major Weslley Dias Costa. Os alunos participaram do hasteamento do pavilhão nacional e em seguida se dirigiram para a sala de aula.

Major Weslley destacou a importância do curso do POP para a Unidade, bem como aos policiais militares, que terão suas ações operacionais padronizadas no decorrer da carreira como profissional da Segurança Pública em conformidade a nova cartilha.

Integra a equipe de instrutores/multiplicadores do POP, o capitão José Carlos da Costa Abreu, o 1º tenente Calistenes Marcelo Reis de Abreu e o 1º sargento Edmar Silva Miranda, todos lotados no Batalhão.

As aulas acontecem no auditório do quartel e tem duração de duas semanas. O Curso do POP abrange Nível Operador e possui uma carga horária de 100 horas/aulas. A previsão de término para a 3ª turma está prevista para o dia 29 de junho, sexta-feira.

O curso conta com instruções teóricas e práticas. São 50 horas/semanais em cada modalidade, contemplando aulas expositivas e dialogadas, palestras, aulas práticas, oficinas e Quadro de Trabalho Semanal expedido pela seção P/3 do 9º BPM.

O objetivo do POP é uniformizar as ações da Polícia Militar (PM) a fim de melhor servir a comunidade, com conceitos e práticas que envolvem diversas atividades rotineiras e excepcionais, nas quais treinarão técnicas de algemação e condução de infratores da Lei.

Os participantes do curso recebem ainda instruções realistas envolvendo ocorrências de vulto com foco em maximizar o aprendizado dos conceitos do manual do POP e tornar o Policial Militar cada vez mais capacitado para atuar com segurança física e jurídica diante de seus desafios diários.

O curso do POP acontece em todas as Unidades da PMTO. O Procedimento Operacional Padrão possui atualmente um compêndio com mais de 500 páginas, e é cognominado entre os policiais militares de: “a Bíblia do policial militar”.

A participação no curso é por meio de vagas destinadas a Oficiais e Praças lotados na unidade, sendo distribuídos em 07 turmas, de 24 ou 25 alunos. Os policiais militares são indicados pela seção de Ensino da Unidade e definidos pelo major Weslley Dias Costa, Comandante do 9º BPM.

Com essa 3ª turma, sobe para 73 o número de policiais militares capacitados pela equipe do POP.

VEJA LISTA dos participantes da 3ª turma do POP

 

 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS