Facebook
21/03/2018 - 16h03m

TRE-TO

Após mobilizar mais de 2500 jovens da Região do Bico, "Agentes da Democracia" inicia nova etapa

Redação

Agentes da Democracia em Tocantinópolis

O Tribunal Regional Eleitroral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), mobilizou mais de 2.500 jovens da Região do Bico do Papagaio, que participaram da primeira fase do projeto “Agentes da Democracia - formação de eleitores e políticos do futuro”, realizada de 2 a 13 de março, em sete zonas eleitorais do Estado. A nova etapa do projeto começa nesta quinta-feira, 22, e segue até o dia oito de maio, percorrendo mais 29 cidades do Tocantins.

Agentes da Democracia” conscientiza mais de 400 jovens em Axixá e Itaguatins

O projeto tem como objetivo despertar para a importância do voto, preparando os adolescentes que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, bem como formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.

Além das palestras "A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e "O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades”, os alunos também participaram de atividades interativas como jogo de tabuleiro, as eleições simuladas na urna eletrônica e o alistamento eleitoral.

A diretora da EJE-TO, vice-presidente e corregedora do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, ressaltou que  despertar o interesse e a participação dos jovens na vida política do país é um dos fatores que contribuem para o fortalecimento da democracia. "O Projeto Agentes da Democracia foi concebido para conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os alunos matriculados no ensino médio do nosso Tocantins. Está sendo muito gratificante ver o envolvimento de tantos jovens. Agora nosso maior desafio com o Projeto está em transformar o engajamento do jovem em prática perene", ressaltou a desembargadora.

"Como representantes do Pode Judiciário devemos dialogar com os estudantes, que participarão do processo eleitoral pela primeira vez, para explicar a importância do voto consciente e como a política pode afetar diretamente a vida deles", revelou o juiz eleitoral Ricargo Gagliardi.

Algumas escolas possuem o grêmio estudantil, que segundo o diretor Regional de Educação, padre Milton, estimula o engajamento dos alunos em ações de cidadania, como participar das decisões tomadas dentro da escola. “E esse é o primeiro contato desses jovens com a política", avaliou.

Estudantes de Araguatins participam do projeto

A estudante de Araguatins, Larissa Silva, de 15 anos, contou que está ansiosa para votar pela primeira vez. "Esse evento aqui na escola nos ajudou a compreender como é o processo eleitoral e a importância de escolher muito bem os nossos representantes", disse.

EJE/TO mobiliza mais de 300 jovens em Augustinópolis com

"É importante que a Justiça Eleitoral venha conscientizar o jovem sobre o seu papel de cidadão eleitor. O futuro do país está em nossas mãos e nós temos que ter o interesse de votar e fazer a diferença" destacou o estudante de Augustinópolis, Wallas Freire, de 17 anos.

Para a coordenadora do projeto, Ana Carina Mendes Souto, é muito gratificante a forma como o “Agentes da Democracia” está sendo recebido nas escolas,  “despertar a consciência cívica dos jovens é o maior objetivo de nossas ações. É motivador ver o entusiamo com que os alunos nos recebem, toda equipe se sente ainda mais engajada com o projeto", disse.

Alistamento

A ação conta com atendimento especial para os jovens alunos que irão tirar o título de eleitor e votar em 2018 pela primeira vez. Uma parceria com o Cartório Eleitoral que recebe os jovens com muito carinho e oferece a logística necessária para realização do alistamento eleitoral.

Parceria

As atividades foram desenvolvidas com a orientação da pedagoga, Elisandra Bega, cedida por meio de parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Elisandra explicou que os jovens do ensino médio precisam ser motivados para saber exercer a cidadania. “Por isso é importante eles participarem das palestras que falam sobre o que é ser um cidadão-político e ético”, avaliou.

Facebook

A mobilização ganhou as redes sociais. Durante as passagens do projeto nas escolas os alunos também fizeram fotos e selfies com as plaquinhas dos “Agentes da Democracia”, os registros foram postadas no facebook do TRE-TO e já possui um alcance de cerca de cinco mil pessoas.

Cronograma

A partir desta quinta-feira (22/3) a ação será ampliada, com a atuação simultânea de duas equipes da EJE nas Escolas.

22 e 23/3 – Porto Nacional e Paraíso do Tocantins

26 e 27/3 – Miracema e Ponte Alta do Tocantins

2/4 – Aragominas e Taguatinga

3/4 - Arraias

4/4 – Paranã

3, 4 e 9/4 – Araguaína

10/4 – Filadélfia e Formoso do Araguaia

11/4 – Arapoema e Alvorada

12 e 13/4 – Colinas do Tocantins, Peixe e Gurupi

23/4 – Goiatins

24/4 – Itacajá e Dianópolis

25/4 -  Pedro Afonso e Natividade

26 a 27/4 – Gurupi

26/4 – Guaraí

27/4 – Miranorte

30/4 – Cristalândia e Novo Acordo

2/5 – Porto Nacional – Luzimangues

2 a 8/5 – Palmas

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS