Facebook
20/06/2018 - 17h30m

DELEGAÇÃO TOCANTINENSE

Alunos de 8 escolas do Bico retornam ao Estado após participação em conferência sobre meio ambiente em São Paulo

Redação

A delegação tocantinense que participou da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente retornou ao Tocantins nesta quarta-feira

A delegação tocantinense que participou da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorreu em Sumaré (SP), dos dias 15 a 19 de junho, retornou ao Tocantins nesta quarta-feira, 20, e trouxe na bagagem experiências e muito aprendizado. Entre os estudantes que representaram o Tocantins, 8 são de escolas do Bico do Papagaio.

Durante os cinco dias de evento, a delegação do Tocantins apresentou 14 projetos voltados para o fortalecimento da educação ambiental com foco na preservação da água.  Com a socialização dos trabalhos, foram realizadas oficinas, atividades culturais e diálogos a fim de proporcionar uma sociedade mais comprometida e responsável. Neste ano, todos os projetos apresentados trabalharam o tema: “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

David Lucas Milhomem Fernandes, estudante da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, foi um dos selecionados

David Lucas Milhomem Fernandes, estudante da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, participou da etapa nacional em Sumaré. O estudante do 7º ano do ensino fundamental abordou sobre o “Desperdício de água no ambiente escolar”. O pai do aluno, Antônio Fernandes de Sousa, destacou o orgulho em ver o filho participando do projeto, representando o Tocantins. “Estou muito feliz em ver o David colhendo frutos de sua dedicação. Com ajuda dos professores ele tem se dedicado e evoluído na vida escolar”, conta.

Renan Cauê Barbosa aluno da Escola Estadual Osvaldo Franco disse que foram dias de aprendizado

Também de Araguatins, Renan Cauê Barbosa teve o seu projeto selecionado para a etapa nacional. Aluno da Escola Estadual Osvaldo Franco, Renan frisou a honra em participar da Conferência. “Aprendi muito nestes dias, conheci pessoas, fiz novos colegas e jamais vou esquecer essa experiência.” Renan Cauê apresentou um projeto de Revitalização do córrego Brejinho no Setor Irial na cidade de Araguatins.

O professor Eliabe Antônio Miguel ressaltou que a unidade tem buscado sempre melhorar a qualidade do ensino, sendo que os conteúdos acompanham sempre valores que trabalham questões sociais, econômicas, familiares, a postura do cidadão. “A presença de um de nossos alunos nesse grande evento demonstra que o investimento em educação vale a pena. Estamos sempre focados no sucesso dos nossos alunos”, comemora o professor.

Empolgado, o diretor Regional de Educação (DRE), Paulon Rodrigues, destacou a felicidade da equipe com o resultado da Conferência Estadual. O gestor frisou que a Regional obteve maior número de selecionados.  “Nós ficamos muito contentes em ver a alegria e empolgação dos alunos. Era notório o envolvimento das equipes, o que elevou a autoestima dos estudantes. A seleção para a etapa nacional é também um meio de oportunizar àqueles que não têm condições para realizar uma viagem para trocar experiência, conhecer pessoas e aprender. O resultado do trabalho dos estudantes é fruto de uma equipe comprometida, tanto nas escolas quanto na regional, que dão o melhor suporte a todos”, comenta.

Emily Abreu enfatizou que projeto tende a trabalhar uma escola sustentável, com a captação das águas da chuva

Com o Projeto “Água na escola, uso consciente”, a aluna do Colégio Estadual Joaquina Maria Silva, em Esperantina conquistou uma das vagas para Sumaré. Em sua apresentação, a estudante de 14 anos, Emily Leal Abreu, abordou sobre as chuvas e nascentes do município. Emily Abreu enfatizou que o projeto tende a trabalhar uma escola sustentável, com a captação das águas da chuva, utilizando um sistema instalado no telhado e na quadra poliesportiva.

Cíntia Kícila Barbosa Silva, diretora da escola, contou que, na etapa da Conferência na Escola, todos os estudantes e servidores participaram. “O reconhecimento do nosso trabalho, da dedicação é muito importante para incentivar o desenvolvimento de muitas outras ações pedagógicas, além de formar alunos cidadão participativos e conscientes”, afirma.

Participação

Em Sumaré (SP), participaram mais de 450 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país. Os selecionados participaram das etapas nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais.

Representaram o Tocantins os estudantes: Nicoly Angélica Alves Costa, do Colégio Estadual Irio Oliveira Souza, de São Sebastião do Tocantins; Emily Leal Abreu, do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina; Renan Cauê Barbosa Batista, da Escola Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins; David Lucas Milhomem Fernandes, da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, de Araguatins; Sthanlley Shindler da Silva, do Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, de Araguatins; Ana Beatriz Moreira Santos, do Colégio Estadual Nazaré Nunes, de Aguiarnópolis; Dilva de Oliveira Fernandes Apinajé, da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis; Luiz Vitor Lima Montoro, da Escola Estadual Professora José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis; Letícia Faria Rocha, da Escola Estadual de Muricilândia; Rafael Amorim Gomes Pereira, do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Araguaína; Charles Henrique Ferreira Pereira, da Escola Batista Foreman, de Dianópolis; Luiz Felipe de Souza Alves, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia; Sophia de Souza Rodrigues, do Centro de Ensino Médio Diaconízio da Silva, de Paraíso, e Izabel Peixoto Avelino, da Escola Estadual Entre Rios de Palmas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS