Facebook
23/07/2017 - 19h46m

ENTENDA MOTIVOS

Aguiarnópolis, Ananás e Pequizeiro são as cidades com situação mais crítica em número de casos de chikungunya

Aguiarnópolis registra 37 casos da doença em 2017. Ananás são 17 e em Pequizeiro oito

A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins informou que a região que mais preocupa em relação ao vírus chikungunya é o norte do estado. Isso porque o número de casos por habitante, mais alto nas cidades pequenas, é um indicador melhor do que o número total de casos dos municípios. Por estes parâmetros, as cidades com situação mais crítica são Aguiarnópolis, Ananás e Pequizeiro.

Aguiarnópolis registra 37 casos da doença em 2017. Em Ananás são 17 e em Pequizeiro oito. Em números totais, Araguaína é a que mais concentra casos confirmados, com 431. O segundo lugar fica com Palmas que teve 243 confirmações e é seguida por Araguatins, com 162 diagnósticos positivos da doença.

O Tocantins já registrou duas mortes em função do chikungunya e outras três realcionadas a dengue. As mortes aconteceram em Carrasco Bonito, Paraíso do Tocantins, Dois Irmãos, Colinas do Tocantins e Divinópolis. O estado tem 4.241 casos confirmados das duas doenças.

"Aguiarnópolis tem apenas 37 casos notificados, mas se nós formos relacionar isso com a população é um número muito maior de incidência do que Palmas e Araguaína. Então hoje este município é um dos mais prioritários no estado do Tocantins", explica a enfermeira Gisele Luz.

Para quem contrai a doença, as lembranças permanecem por muito tempo. "Jamais eu pensei que seria tão dolorido do jeito que é. É horrível, eu não desejo isso nem para o pior inimigo", diz a dona de casa Laíde da Conceição Costa. (G1)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS