Facebook
29/12/2017 - 17h22m

PRODUÇÃO SAUDÁVEL

Agricultores familiares do Bico melhoram renda com produção agroecológica

Redação

A produção saudável de alimentos, sem o uso de produtos químicos, conquista cada vez mais espaço entre os agricultores familiares. A ação vem sendo incentivada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em todos os municípios do Bico do Papagaio, mudando formas de plantio, no sentido de melhorar a qualidade dos alimentos ofertados, por meio da produção agroecológica sustentável.

Depois que os técnicos do Ruraltins implantaram hortas circular agroecológica, as famílias vêm mudando hábitos e gerando renda, com uma produção bem diversificada de alimentos como alface, couve, cebolinha, coentro, abóbora, pimenta, cenoura, beterraba, quiabo e maxixe.

De acordo com produtores, o projeto tem sido muito bom, pois mesmo em um pequeno espaço as famílias produzem muito, enriquecem o cardápio e geram renda com a venda do excedente.

Conforme Marcelo Cordeiro Martins, chefe do escritório do Ruraltins, há cinco anos o órgão presta assistência técnica nas comunidades, que aderiu ao projeto da horta e superaram as expectativas. “As famílias vem nos surpreendendo, e a cada ano que passa o projeto cresce mais em produtividade, trazendo vantagens e benefícios,” disse o extensionista.

Outras ações em Agroecologia

De acordo com a gerente de Agroecologia do Ruraltins, Geane Rodrigues, além das hortas agroecológicas, diversas ações estão sendo desenvolvidas em todo Estado, dentre elas a Chamada Pública em Agroecologia, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento (Sead), que atende 1.250 agricultores.

“Quando apresentamos, aos agricultores, as formas de produção orgânica, como usar as folhas na adubação, extratos naturais a base de plantas para o controle de pragas e doenças, dentre outras opções, eles acham interessante, pois reduz custo, são de fácil manuseio, além de garantir a produção de alimentos saudáveis. Na agroecologia levamos em conta o modo de vida desses produtores, que já produzem de forma mais saudável. O que o Ruraltins faz é apresentar tecnologias que otimizem essa produção mais natural, aprimorando os conhecimentos, sempre respeitando a cultura de cada localidade, sendo assim uma troca de experiência entre técnicos e os pequenos produtores.  Assim, os produtores estão resgatando hábitos antigos de produção, levando em consideração produtos extraídos da própria natureza ou encontrados na propriedade onde vivem”, avaliou a gerente.

Recursos

Na Chamada Pública de Agrocologia, estão sendo investidos R$ 6,5 milhões. A ação contempla 11 municípios no extremo Norte, oito na região central e sete na região sul. As atividades estão no terceiro ano, com prazo de encerramento previsto para julho de 2018.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS