Facebook
14/03/2018 - 10h21m

JUSTIÇA ELEITORAL

"Agentes da Democracia" mobiliza cerca de 550 jovens em Tocantinópolis

Redação

O projeto “Agentes da Democracia - formação de eleitores e políticos do futuro” esteve em Tocantinópolis, nos dias 9 e 12 de março, conscientizando mais de 500 jovens e adolescentes sobre a importância do voto consciente e da efetiva participação no processo eleitoral.

O projeto é promovido pela Justiça Eleitoral, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação. As atividades aconteceram no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho (243 alunos) e no Colégio Dom Orione (326 alunos).

Durante os encontros foram ministradas as palestras "A importância da participação do Jovem no Processo Eleitoral” e “O Político do Futuro: com o poder vêm grandes responsabilidades”, pelos servidores Denilson Mariano e Adilson Cunha, respectivamente.

Após as palestras foi oportunizado aos adolescentes fazerem perguntas e esclarecerem todas as dúvidas sobre a segurança nas urnas eletrônicas, voto impresso, voto nulo, entre outros temas.

A orientadora educacional do colégio Dom Orione, Simone Resplandes Morais, contou que recentemente houve a eleição para o grêmio estudantil. “Então os jovens que participaram das eleições para o grêmio gostaram muito, e o evento só fortaleceu o que estávamos trabalhando em sala de aula sobre autonomia, processo democrático e a importância de se fazer boas escolhas”, destacou.

Além das palestras, os alunos participaram de um jogo interativo de tabuleiro com perguntas e respostas abordando relevantes temas como cidadania, democracia, processo eleitoral, corrupção, voto consciente, entre outros. A dinâmica foi conduzida de forma descontraída, mas com muita informação, pelos servidores Juliana Marques Bringel e Paulo Vitor Gutierrez. 

A diretora Regional de Ensino de Tocantinópolis Valeria Moraes ressaltou que muitas vezes os jovens ficam vulneráveis, “por isso esse projeto é muito importante para esclarecer todas as duvidas, bem como proporcionar mais conhecimento a eles”, disse.

Atendimento especial

Após a definição da data pela direção das escolas, o Chefe de Cartório da 9ª Zona Eleitoral, Elias Mesquita Lopes, levará atendimento itinerante, possibilitando o alistamento dos alunos que irão votar pela primeira vez. “Estamos à disposição caso alguma outra escola queira fazer parceria com o Cartório para a inscrição eleitoral dos estudantes”, disse.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS