Facebook
12/08/2017 - 06h40m

DIA DA ADVOCACIA

Advogado de Tocantinópolis recebe emocionante homenagem da OAB-TO

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-TO

Renato Jácomo, 88 anos, recebe emocionante homenagem da OAB-TO

Dia da Advocacia, 11 de agosto de 2017, auditório da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins). Na plateia, 38 novos advogados, que aguardavam o começo da cerimônia para receber suas identidades profissionais, seus familiares, dirigentes da OAB, amigos e outras pessoas. Antes, porém, um momento sublime e emocionante. A OAB-TO entregou a homenagem de advogado notável a Renato Jácomo, 88 anos, e quase 50 anos de atuação na advocacia, com carreira em Tocantinópolis e demais cidades do Bico do Papagaio.

A entrega da referência foi marcada pela emoção. Presente no evento, o juiz Luiz Otávio Fraz pediu para quebrar o protocolo e fez um minidiscurso. Nele, classificou Jácomo como o “advogado mais aguerrido, ético e leal” com quem trabalhou. Fraz lembrou da época em que era o único juiz de uma região de mais de 400 quilômetros quadrados, no Bico do Papagaio, e precisava convocar Jácomo como advogado dativo e ele sempre se propunha ajudar, chegando antes que o magistrado, atravessando a região dirigindo seu Fusca. Além disso, o magistrado ressaltou que o advogado sempre foi muito firme e duro na defesa dos seus clientes, mas jamais subiu o tom de voz ou era desrespeitoso.

O presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, também destacou a história do homenageado, um dos advogados históricos do Estado. Ao ser chamado para discursar, Jácomo não segurou a emoção. “Não esperava receber tantos elogios”, afirmou, ao começar a chorar. O homenageado disse que gostava de discursar de improviso, mas levou sua fala escrita para que “pudesse termina-la”. “Caso eu fosse fazer de improviso, não ia conseguir terminar, de tantas vezes que eu choraria”, frisou, ao destacar que a homenagem havia mexido “demais com o seu coração”.

Jácomo salientou, ainda, a importância da advocacia para a sua vida e para a sociedade. “É a única profissão consagrada na Constituição e citada como indispensável para administrar a Justiça. Talvez entre os profissionais liberais seja a mais difícil de ser exercida”, frisou. Por fim, sobre a homenagem, Jácomo foi muito claro ao dizer o que sentiu. “Essa homenagem vale mais que honorários. Agradeço em nome da advocacia”, salientou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS