Facebook
25/01/2016 - 14h54m

Adapec apreende quatro toneladas de sementes irregulares em Araguaína

Redação

Inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam aproximadamente quatro toneladas de sementes de capim irregulares na manhã desta segunda-feira, 25, em Araguaína, região norte do Estado. Os produtos estavam sem a documentação necessária, em sacarias impróprias e sem identificação de procedência, além de estarem armazenados de forma irregular. O proprietário foi multado em R$ 3.600 e as sementes serão encaminhadas para destruição no aterro de resíduos inertes do município.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, José Carlos Dias, após uma denúncia anônima os profissionais se dirigem ao local, onde foram constatadas as irregularidades. “Deparamos com um galpão armazenando as sementes e um caminhão carregado dos produtos, que segundo o motorista, vinham de Ceres-GO com destino à Barreiras-BA”, disse.

O inspetor disse ainda que o proprietário não apresentou as documentações necessárias, entre elas, o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), o Termo de Conformidade ou certificado emitido pelo responsável técnico da produção. Além disso, identificação da embalagem com rótulo, onde devem constar os padrões mínimos de germinação e pureza, de acordo com cada variedade, além do prazo de validade.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as ações visam resguardar os produtores rurais de produtos que não atendem os requisitos de qualidade, de acordo com o que está previsto na legislação estadual e federal. “A comercialização clandestina de sementes traz prejuízos econômicos, pois não atendem um padrão de qualidade, de germinação e podem disseminar pragas”, alerta.

Ações

Entre janeiro de 2015 até o momento, a Adapec já apreendeu 52,7 toneladas de sementes irregulares. As ações ocorreram nos municípios de Divinópolis, Caseara, Paraíso, Palmas, Araguatins e está última em Araguaína.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS