Facebook
22/11/2017 - 13h31m

PESQUISA

Acadêmico de Enfermagem da Unitins de Augustinópolis tem trabalho selecionado para representar o Brasil em evento internacional

Ascom Unitins

Acadêmico Hugo Araújo Salis, no estande de exposição do seu trabalho sobre babaçu, selecionado para mostra internacional

O acadêmico do 2º período de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus de Augustinópolis, Hugo Araújo Salis conquistou o direito de representar o Brasil na Infomatrix mundial que vai acontecer em abril de 2018, em Bucareste, na Romênia. O acadêmico teve o seu trabalho de pesquisa com aproveitamento do mesocarpo de coco babaçu selecionado para participar do evento que reúne trabalhadores inovadores do mundo inteiro.

Exposição do trabalho de pesquisa sobre o uso do mesocarpo do babaçu no combate a imunodeficiência, apresentado em Novo Hamburgo (RS) (Foto: Divulgação /Ascom Unitins)

"O projeto fala do benefício do mesocarpo do Coco Babaçu para a ciência como forma de melhorar o sistema imunológico das pessoas, mas não somente para o meio científico, também para a cultura e economia da nossa região. Na cultura por meio da culinária e  na economia por causa do artesanato; o que falta é o conhecimento pela população e é isso que quero fazer com esse projeto, mostrar a importância do babaçu para nós, os seus benefícios nutricionais para nossa alimentação, para termos uma vida saudável através de um fruto que podemos encontrar ao nosso redor", afirma o estudante.

O trabalho de pesquisa Dos Cocais ao Laboratório: utilização do mesocarpo da Attalea speciosa Mart. No Combate a Imunodeficiência Humana, participou da 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Motratec 2017), realizada em Novo Hamburgo (RS), onde foi selecionado. Para o professor Dr. Zilmar Timóteo Soares, a seleção será de grande relevância para o currículo do aluno, mas também para a Unitins que será a representante do Brasil na mostra. Ele explica que este foi o único trabalho brasileiro selecionado para a mostra internacional que vai contar com a participação de 60 países.

"Já foi um privilégio poder representar a Unitins e o Estado do Tocantins, e também por ter ganhado um prêmio. Agora não vou só representar a universidade, mas também o Brasil. O peso aumentou, mas a alegria e a emoção aumentou também, pois vou mostrar um fruto brasileiro para o mundo", comemora o aluno.

Durante o evento, o professor doutor Zilmar Timóteo Soares recebeu o título de Cientista Ambiental, concedido pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada A. C, com sede no México, pela sua participação no projeto. O trabalho foi selecionado pela Infomatrix Brasil e vai representar a Unitins na Infomatrix mundial. O trabalho ainda foi selecionado para publicação no periódico digital de pré-iniciação científica InCiência, como mérito pelo desempenho na Mostratec 2017.

A coordenadora do curso de Enfermagem professora Hanari Santos de Almeida Tavares avalia que a premiação é resultado de um intenso trabalho de pesquisa do acadêmico e do seu orientador. “Estamos extasiados com a conquista, pois o projeto de pesquisa aborda um tema bastante relevante no combate a  imunodeficiência e utilizando algo que é bastante comum na nossa região, o Babaçu", destaca a coordenadora, salientando que a iniciação científica é uma preocupação da Instituição desde os primeiros anos da graduação.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS