Facebook
21/11/2017 - 12h10m

PALMAS

A V Conferência Municipal de Cultura acontece nesta sexta e sábado

Ascom Fundação Cultural de Palmas

Com o principal objetivo de elaborar a revisão do Plano Municipal de Cultura de Palmas (PMCP), decênio 2013- 2022, a Fundação Cultural de Palmas e o Conselho Municipal de Políticas Culturais convidam a sociedade palmense para participar nesta sexta e sábado, 24 a 25, da V Conferência Municipal de Cultura no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir das 19 horas.

A Conferência que também visa organizar uma gestão de desenvolvimento cultural com conceitos de políticas públicas, focada no desenvolvimento local, será constituída por oito eixos temáticos, divididos por grupos de trabalho que analisarão as metas do Plano Municipal de Cultura. São eles: Eixo 1- Reconhecimento e promoção da diversidade cultural; Eixo 2- Criação, fruição, difusão, circulação e consumo; Eixo 3- Educação e produção de conhecimento; Eixo 4- Ampliação e qualificação de espaços culturais; Eixo 5- Fortalecimento institucional e participativo; Eixo 6- Desenvolvimento sustentável da cultura; Eixo 7- Mecanismos de fomento e financiamento e Eixo 8- Políticas setoriais.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Hector Franco, ressaltou a relevância da Conferência para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela Fundação. “A Conferência é o cumprimento de uma obrigação do município conectada ao Plano Nacional de Cultura, o que demonstra a nossa inclusão nos aspectos da política cultural do Brasil e somos uma das primeiras capitais a cumprir este compromisso com a sociedade. É um passo importante para a consolidação deste processo de cultura viva no país e nós temos a cada dia uma cultura conectada com os anseios da sociedade, com seus valores fundamentais com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz. A cultura é parte integrante disto”, destacou o presidente, reforçando ainda o convite para toda a sociedade e agentes culturais participarem da Conferência.

O presidente do Conselho Municipal, Renato Moura, destacou a função da conferência e chamou a participação da sociedade.  “A participação da sociedade é importante, porque é justamente ela quem irá assistir e usufruir da cultura local. Os artistas produzem e a comunidade consome, mas ela quem dirige e indica o que o município deve fazer na área cultural. A conferência é formada por todos os palmenses e o nome já diz conferir, revisar o que foi feito e projetar o futuro para que venhamos promover a área cultural que é tão importante quanto à educação e saúde”, disse Moura.

A V Conferência Municipal de Cultura será presidida pelo Presidente da Fundação Cultural de Palmas e pelo Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Poderão participar quaisquer interessados que morem em Palmas, sendo que estarão aptas a votar pessoas a partir de 16 anos.

Programação:

24 de Novembro de 2017

18h30- Credenciamento e escolha do Eixo Temático

19h00- Cerimônia de Abertura

20h00- Apresentação e aprovação do regulamento da conferência

20h30- Apresentação do tema da Conferência: Revisão do Plano Municipal de Cultura de Palmas, 2013-2022.

25 de Novembro de 2017

7h30 – Credenciamento e  escolha da Sala/ Eixo Temático;

8h30 – Início dos trabalhos nas salas temáticas. O mediador apresentará os objetivos e

as regras da Conferência;

8h50 – O Assessor Técnico fará a exposição dos resultados do Plano, período 2013/2017

9h20 – Manifestações do público;

10h20 – Intervalo (coffee-break);

10h35 – Votação no Grupo de Trabalho;

12h00 – Intervalo para almoço.

25/11 – Tarde

14h00 – Formação da plenária;

14h30 – Inicio da votação das propostas levantadas nos grupos por eixo-temático;

17h00 – Encerramento.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS