Facebook
16/04/2018 - 15h31m

PROGRAMA TERRA FORTE

15 municípios do Bico do Papagaio foram beneficiados com a entrega de tratores à Agricultura Familiar

Redação/Fotos: Tharson Lopes

Governador Marcelo Miranda entregou tratores equipados com grades, carretas direcionado à Agricultura Familiar

Durante a solenidade de lançamento da 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do Palácio Araguaia, o governador Marcelo Miranda entregou 94 tratores equipados com grades, carretas, que visam o fortalecimento do programa Terra Forte, direcionado à Agricultura Familiar. Nesta primeira etapa, foram beneficiados 88 municípios tocantinenses, mas a expectativa é de que todos os 139 municípios sejam atendidos com o equipamento. Entre estes, foram contemplados 15 municípios do Bico do Papagaio; Araguatins, Ananás, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Palmeiras do Tocantins, Riachinho, Sampaio, São Miguel do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.

Os 94 tratores entregues nesta manhã são frutos dos primeiros investimentos do repasse de R$ 14.625 milhões, oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), voltados para aquisição de máquinas e equipamentos para o programa Terra Forte. O programa objetiva a modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos da Reforma Agrária. No Tocantins, o programa atende 14.400 famílias de agricultores familiares e já existem 240 tratores e máquinas que atendem os 139 municípios. Cada conjunto atende em média 60 propriedades.

A solenidade contou com a presença de representantes das bancadas federal, estadual, prefeitos, vereadores, e outras autoridades

“É difícil definir a importância desse equipamento para o meu município”, assim reagiu o prefeito de Pium, Valdemir Barros, ao falar sobre a relevância da entrega desse trator. “Para um projeto de assentamento, onde as pessoas trabalham, mas não produzem aquilo que poderiam por falta de uma máquina agrícola, certamente vai favorecer muito os agricultores familiares”. O prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, compactua da mesma opinião. “Vai ajudar a atender a demanda de 34 assentamentos localizados no município e um universo de mais de 4 mil agricultores”.

A solenidade contou com a presença de representantes das bancadas federal, estadual, representantes da Embrapa, Sebrae, instituições financeiras, Federação das Associações Com Indústria do Estado Tocantins (Faciet), Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Sindicato Rural de Palmas, Tribunal de Contas do Estado (TCE), secretários de Estado, prefeitos de 65 municípios, vereadores e outras autoridades.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS